Representando a AMB, Antonio Carlos Endrigo, copresidente do Global Summit APM, esteve no evento com lideranças políticas e representantes da Saúde
Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Saúde Digital da Associação Médica Brasileira (AMB), diretor de TI da Associação Paulista de Medicina (APM) e copresidente do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, esteve em Brasília, na noite de 26 de setembro, no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Saúde Digital (FPMSD).
A iniciativa reúne deputados federais e senadores para tratar de soluções que podem aprimorar a Saúde no Brasil e ampliar o atendimento à população.
De acordo com sua presidente, a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), a FPMSD pretende discutir os temas que se mostrarem relevantes para a consolidação da Saúde Digital no País, considerando assuntos estratégicos como a interoperabilidade de sistemas de Saúde, prontuários eletrônicos, ampliação do acesso à assistência médica e melhoria do ecossistema da Saúde Digital.
Fazem parte da diretoria da nova Frente Parlamentar os deputados Pedro Westphalen (PP-RS), Dr. Frederico (Patriota-MG), Flávia Morais (PDT-GO), Silvia Cristina (PL-RO), Luisa Canziani (PSD-PR) e Ana Pimentel (PT-MG).
Endrigo disse ter ficado impressionado com o expressivo apoio político e de entidades representantes da Saúde à FPMSD, entre elas CNSaúde, Abramge, Abimed, Abimo, Abraidi, ABSS, Afya, Anahp, Asap, Brasscom, Conass, Conasems, EBSERH, FBH, Icos, MDIC, SBIS, Sindhosp, Sindusfarma e Unidas, além de startups do ecossistema de Saúde Digital e o Ministério da Saúde (MS).
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, também esteve presente ao evento. Esta iniciativa, para o copresidente do Global Summit APM, evidencia que independentemente de ideologias de partidos políticos, apoiar o desenvolvimento da Saúde Digital é fundamental para o setor.
Seidigi
Endrigo revela estar muito esperançoso sobre tudo o que tem ouvido falar sobre a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), criada em janeiro deste ano, pelo MS. Primeiro, pelo apoio do próprio Ministério à temática, com foco em inovação e tecnologia para o setor. Segundo, pela estrutura que hoje a pasta possui e pela representatividade de Ana Estela, uma profissional capacitada, que sempre esteve envolvida com a inovação em Saúde, principalmente com a Telemedicina, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).
“É fantástico ver que a Saúde Digital e as novas tecnologias têm espaço em todas as esferas governamentais e está no foco de atenção de todo o ecossistema da Saúde”, destaca.
Na próxima semana, antecipou o copresidente do GS APM, a Seidigi fará o lançamento do Programa Saúde Digital Brasil, que vai tratar como serão implementadas as ações para a interoperabilidade, inteligência artificial e outras inovações.
“É o uso de soluções inovadoras para apoiar médicos, profissionais de Saúde e a Telemedicina, principalmente a tecnologia generativa. Este é o caminho que vai transformar a nossa maneira de atender e dar assistência à Saúde da população”, afirma Endrigo.