Saúde digital para todos

As evidências científicas e do mundo real já demonstraram, claramente, os benefícios da Saúde Digital nos cuidados com a Saúde das pessoas. Maior acesso aos serviços, maior resolutividade dos problemas e melhores desfechos clínicos estão entre as várias vantagens observadas.

A recente evolução da legislação e a regulamentação da Telemedicina e da Telessaúde trouxeram um marco para a expansão da prática destes métodos nos sistemas suplementar e público de Saúde.

A transformação digital que estamos observando envolve um grande espectro da Saúde: qualidade de vida e promoção à Saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo a reabilitação. E cada vez mais, estes cuidados estão chegando às pessoas no conforto e segurança dos seus domicílios.

A Telemedicina e a Telessaúde inserem-se dentro da Saúde Digital, e suas práticas pelos médicos e profissionais da área deve ser feita de forma responsável e humanizada – centrando o cuidado na vida das pessoas, onde, quando e, sempre que possível, como elas querem e precisam.

Um dos grandes desafios é fazer com que os benefícios da Saúde Digital cheguem a toda população, onde estiverem e quando for necessário. Torna-se premente que o acesso à Telemedicina e à Telessaúde seja expandido a todos os cidadãos, tanto no sistema público como no privado. Os princípios de universalidade, integralidade e equidade na Saúde serão mais bem alcançados ao adicionar os cuidados virtuais aos presenciais.

Este é o tema principal do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM 2023: Saúde Digital para todos!

Venha contribuir com sua participação!