Inovação é essencial para a gestão do cuidado e do custo assistencial

Presidente da Unimed do Brasil destaca importância do GS APM para compartilhar conhecimento e avançar em tecnologias que impactarão o setor

“A Saúde Digital e a Telemedicina contribuem para o monitoramento contínuo de pacientes e a detecção precoce de doenças, o que traz mais qualidade de vida para as pessoas e reduz custos operacionais.”

Esta afirmação é de Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, que fará parte da programação do 5º Global Summit Telemedicine & Digital Health APM. O evento mais relevante de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina será realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

No cenário pós-crise sanitária, explica o especialista, muitos pacientes já estão familiarizados e confortáveis com a ideia de consultas virtuais e a demanda por soluções digitais em Saúde continua crescendo, o que inclui o uso de aplicativos de rastreamento de sintomas, dispositivos de monitoramento remoto, plataformas que facilitam o acesso a informações e registros eletrônicos. Todos esses recursos são ferramentas de apoio para que médicos e outros profissionais possam prestar um atendimento cada vez mais efetivo a seus pacientes.

Além de possibilitar a ampliação dos serviços médicos em locais onde o atendimento é mais restrito, reduzindo as barreiras geográficas e melhorando a acessibilidade aos cuidados de Saúde, a inovação tem sido essencial para fazer a gestão do cuidado e do custo assistencial.

“Empresas e startups de tecnologia estão investindo cada vez mais em soluções que visam aperfeiçoar os sistemas para melhorar a jornada do atendimento ao paciente. As pesquisas nesse campo também estão em ascensão, levando a avanços significativos que aumentam a eficiência da assistência à população”, ressalta.

Desafios

A transformação digital do setor já é uma realidade e traz inúmeros benefícios. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados.

O executivo aponta que na Saúde Suplementar, os principais obstáculos são a integração das tecnologias, a regulamentação e a capacitação de profissionais de Saúde e pacientes para utilizá-las de forma eficaz.

“A normatização deve equilibrar a acessibilidade e a conveniência com a segurança dos dados do paciente e a qualidade do atendimento. A integração de sistemas e a interoperabilidade entre diferentes plataformas também é fundamental para garantir uma assistência contínua e eficaz”, afirma Abujamra Junior.

Ele aponta que a Unimed do Brasil tem buscado dialogar com representantes do poder público, apresentando propostas para o aperfeiçoamento da legislação, como a criação do prontuário eletrônico único do sistema público e da Saúde Suplementar. Além de investir na qualificação constante dos seus 118 mil médicos cooperados e 143 mil colaboradores, aplicando, em 2022, mais de R$ 61,5 milhões em educação formal e cursos de capacitação.

Parceria estratégica

Além de fazer parte da programação cientifica do Global Summit APM 2023, a Unimed do Brasil, com as instituições nacionais do Sistema Unimed e a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, estará na área de negócios do evento.

“Entendemos que a cooperação aberta permite compartilhar conhecimento e avançarmos conjuntamente diante de novas tecnologias que impactarão de forma significativa o setor”, destaca.

Também informa que a Unimed tem o compromisso contínuo por avanços em prol de uma jornada digital completa que beneficie o atendimento e a qualidade assistencial aos seus mais de 20 milhões de clientes de planos de saúde e odontológicos e tem concretizado este caminho por meio de parcerias como a estabelecida com o GS APM.

“O resultado de parcerias como esta é o reconhecimento da marca, em outubro, como a mais inovadora em Saúde, pela terceira vez consecutiva, pelo TOP Open Corps 2023, nos colocando como líderes entre as corporações que praticam a inovação aberta no País”, ressalta o executivo.

Abujamra Junior finaliza dizendo que “ao construir relacionamentos e parcerias estratégicas com o Global Summit APM, podemos agregar valor para as cooperativas, fortalecendo relacionamentos, escalando soluções no Sistema Unimed e cocriando oportunidades de avanços em tecnologia digital”.

Conheça a programação do evento e faça sua inscrição!

Compartilhe