Interoperabilidade é destaque no 2º episódio do Global Summit Cast

Assista a entrevista com Edson Amaro nas principais plataformas: Spotify, YouTube e Deezer

O segundo episódio do Global Summit Cast está no ar e traz entrevista com o médico neurorradiologista Edson Amaro, Head Data Science & Analytics – Big Data do Hospital Israelita Albert Einstein e professor associado de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que destaca a importância da interoperabilidade para o bom resultado das ferramentas de inteligência artificial (IA) e para a Saúde Digital.

Amaro informa que o uso de ferramentas de análise de dados está extremamente ligado à qualidade e à disponibilidade dessas informações, que devem corresponder à realidade do paciente para serem efetivas.

“As máquinas usam os algoritmos baseados em IA a partir dos dados que são informados. Essa será a única realidade que a ferramenta vai enxergar. Por isso, não adianta ter uma planilha completa de informações se os dados não refletem a realidade da biologia do paciente. Desta forma, o uso da tecnologia não é efetivo a quem interessa, que é o paciente”, explica o especialista.

Sobre a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, com foco em 2028 (ESD28), que estabelece como visão estratégica que a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS) será reconhecida como a plataforma nacional de inovação, informação e serviços de Saúde, Amaro destaca que é um documento robusto e importante, que vai nortear como devemos seguir em relação à comunicação de dados no sistema de Saúde do Brasil ao longo dos próximos anos. Porém, suas diretrizes devem ser discutidas em espaços colaborativos e de articulação com a sociedade, pois somente os órgãos governamentais não são capazes de gerar toda a solução que cada membro da sociedade necessita.

“Essa comunicação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade está prevista na ESD28, para haver uma visão mais ampla, que torne realidade essa comunhão de interesses para que os dados sejam acessíveis”, esclarece.

Na entrevista, realizada pelo presidente do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, Jefferson Gomes Fernandes, e pelo copresidente do GS APM e diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM), Antonio Carlos Endrigo, Amaro ainda fala da responsabilidade sobre o uso de dados, os desafios de promover a adoção de soluções práticas baseadas em dados da população, a gestão da informação do paciente pelo médico, como cuidar da equidade com dados voltados à Saúde e muito mais.

Ouça e assista ao Global Summit Cast, que está disponível nas principais plataformas: Spotify, YouTube e Deezer, além de ser divulgado no site e nas redes sociais da APM, e tenha acesso a um conteúdo qualificado para o ecossistema da Saúde Digital!   

Global Summit Cast

O Global Summit Cast é o novo canal de comunicação do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, que tem o objetivo de gerar conteúdo qualificado para o ecossistema da Saúde Digital e para toda a sociedade, com entrevistas mensais com especialistas em Telemedicina e Saúde Digital.

A proposta busca aproximar o Global Summit APM, que chega à sua 5ª edição em 2023 = realizada pela APM, de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo -, do seu público.

Sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health APM

Maior e mais relevante evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina, com três dias de duração, o Global Summit APM, uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), reúne especialistas internacionais e nacionais para debater as tendências que estão transformando o mundo da Saúde.

A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em Telemedicina e Saúde Digital de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de Saúde, indústria, academia e governo, entre outros. 

Compartilhe