Disponível nos canais da APM e nas principais plataformas de streaming: Spotify, YouTube e Deezer
Prepare-se para uma imersão com a médica e especialista Beatriz Leão, que faz parte da equipe do Portfólio Digital da Direção de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês, com pós-doutorado em Informática em Saúde, área em que atua desde a década de 1980.
Na entrevista ao copresidente do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM e diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM), Antonio Carlos Endrigo, Beatriz falou sobre o Sumário Internacional do Paciente, cujo objetivo é oferecer ao indivíduo um conjunto de dados com uma rede integrada, inclusive com outros países, para a continuidade da sua assistência onde quer que ele esteja, a partir do compartilhamento das informações com um profissional de Saúde ou uma equipe assistencial, caso precise de atendimento médico.
O projeto, copatrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com o apoio do G20 e de muitos outros países desenvolvidos, está, no Brasil, sob o arcabouço da Secretária de Saúde Digital, do Ministério de Saúde, com o apoio da equipe de Inovação do DataSUS, e possui em seu conjunto de dados essenciais informações sobre alergias, medicamentos, diagnósticos, vacinas, lista de problemas de Saúde e exames.
“Para se ter uma ideia de quanto a iniciativa avançou no País, a base brasileira de imunização já tem mais de 1,2 bilhão de registros de vacinas. É o maior banco de imunobiológicos do mundo e está na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) – plataforma nacional de integração de dados em Saúde, um projeto estruturante do Conecte SUS, do Governo Federal para a transformação digital da Saúde no Brasil”, destaca a especialista.
PROADS-SUS
Beatriz Leão também detalha o PROADS-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, que é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil (Sírio-Libanês, Albert Einstein, HCor, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento) eo Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo MS.
Ela destaca dois projetos do programa em andamento que vêm alcançando bons resultados no interior do País: o TeleNordeste – projeto colaborativo de atenção secundária para a atenção primária, com especialistas atendendo em tempo real; e o TeleUTI – atuação em 16 hospitais do Brasil profundo e remoto, que leva conhecimento sobre intensivismo a médicos e profissionais de Saúde, visando reduzir a mortalidade de pacientes de UTI nessas localidades.
A evolução médica, o engajamento dos médicos nas novas tecnologias e na Saúde Digital, e muito mais, você confere no terceiro episódio do Global Summit Cast, com Beatriz Leão, disponível nas principais plataformas: Spotify, YouTube e Deezer. Ou acesse pelo site e redes sociais da APM, realizadora do evento, e do próprio GS APM.