Último warm up para o Global Summit APM 2023 trouxe a visão de especialistas internacionais sobre evolução tecnológica no atendimento à Saúde
A pandemia de Covid-19 acelerou a adoção da Saúde Digital e o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor. Desta forma, a evolução dos recursos tecnológicos integrados à Telemedicina está impulsionando mudanças no mercado de Saúde e permitindo maior acessibilidade e qualidade dos serviços.
Esta é a opinião dos especialistas internacionais que participaram do último warm up para a 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM. O tema do evento on-line foi “International Experiences in Digital Health” (“Experiências Internacionais em Saúde Digital”).
Natalia Czajka, head do Departamento de Teleaudiologia e Triagem do Institute of Physiology and Pathology of Hearing, de Varsóvia (POL), falou sobre as possiblidades da Telemedicina e a contribuição da modalidade no tratamento de diferentes desordens do processamento auditivo central.
Entre os tratamentos, a médica exemplificou a Terapia SPPS, que colabora com a melhora significativa das funções auditivas centrais e tem alta eficácia. Ela explicou que a atuação das equipes multidisciplinares nas terapias e reabilitação auditiva, em crianças, de maneira remota, foram tão eficientes quanto as presenciais. Estas conclusões são oriundas de estudo clínico realizado com 200 pacientes pelo Instituto. Entre os propósitos desta instituição está a integração entre ciência, tecnologia e soluções, com qualidade, ao paciente.
Promoção da Saúde
Krishnan Ganapathy, professor visitante do Indian Institute of Technology (ITT) Kanpur, na Índia, foi enfático ao dizer que a transformação digital no setor, em seu país, está promovendo não somente diagnósticos e tratamentos eficientes, mas, também, pessoas mais saudáveis.
Além disso, a tecnologia está levando atendimento especializado, de alto nível, à população que vive na zona rural e em área remotas. Isso foi possível, segundo o professor, devido a um bilhão de usuários terem smartphones no país e ao investimento de US$ 100 milhões por parte do governo para apoiar projetos digitais.
“O país inteiro se tornou digital e entendemos que precisamos trabalhar na Índia e trabalhar a Índia para o mundo”, salientou.
Para o especialista, a transformação digital não é apenas uma função da tecnologia e, sim, uma mudança de comportamento por conta dos benefícios ao usuário final.
“A maioria do público indiano está aceitando essa mudança tecnológica. A Índia está se preparando para a revolução 6G e será líder em breve”, afirmou Ganapathy.
O presidente do Global Summit APM, Jefferson Gomes Fernandes, que moderou o evento, reforçou a importância de pensar nesta transformação digital nos países em desenvolvimento e altamente populosos.
“Vemos muitas oportunidades e é importante a divulgação dessas soluções”, afirmou.
Qualificação
Soluções digitais são ferramentas de uma cultura de qualidade e segurança, com o propósito maior de fornecer cuidado centrado para as pessoas e cobertura de Saúde universal.
Por isso, Georgi Chaltikyan, professor e chefe do Digital Health, Deggendorf Institute of Technology, na Alemanha, disse que esta transformação faz parte de uma mudança cultural e necessitará do apoio e comprometimento da liderança.
“Os países que aderirem enfrentarão desafios. Temos muitas pesquisas baseadas em vários stakeholders de Saúde e é importante compartilhar nosso conhecimento com outras instituições.”
Também foi enfático ao dizer que a evolução da Telemedicina e da Saúde Digital é muito importante para o futuro da assistência médica no mundo.
“O desenvolvimento dos dispositivos móveis, dos aplicativos e toda a disponibilidade das soluções digitais em Saúde aos pacientes estão possibilitando a prática e o conhecimento, mostrando que a informática médica vai além de uma disciplina científica que integra gestão de dados e informação em Saúde”, esclareceu.
Para tanto, Chaltikyan falou que é fundamental a preparação e a qualificação dos professores e stakeholders para a capacitação de mão de obra de alto nível na prestação dos serviços digitais.
“Existe a necessidade de prover conhecimento aos profissionais de maneira interdisciplinar, com uma fusão entre a área médica e a tecnologia da informação, para que os serviços de eHealth aumentem o acesso das pessoas aos cuidados com a Saúde”, salientou.
Pesquisas para evoluir
Claudia C. Bartz, defensora da Enfermagem, da Telessaúde e das mulheres na Saúde Digital nos EUA, disse que ansiar por aprender é a oportunidade de obter novos conhecimentos e informações dinâmicas.
Também destacou a importância da pesquisa como parte dos processos da Saúde Digital.
“Para trabalhar no auxílio às pessoas, é necessário não somente a leitura de publicações, mas também preparar bons resumos, fazer pesquisas e estudos para a evolução dos processos. Novas informações e mais conhecimento aplicados nas práticas de Saúde são um avanço para o setor”, concluiu.
O Global Summit APM 2023 é promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e será realizado de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Confira a programação aqui e faça sua inscrição!