Novas tecnologias são essenciais para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados em Saúde

Andreas Keck, especialista em inovação em Saúde, confirma presença no GS APM 2023 e aponta que tecnologias devem ser equitativas para evitar disparidades

A evolução da Saúde Digital no mundo foi significativa nos últimos anos, e é provável que continue crescendo no futuro. O desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como wearables, Telessaúde, monitoramento remoto e inteligência artificial, entre outras, tem sido fundamental para melhorar o acesso aos cuidados de Saúde e os resultados dos pacientes.

Esta é a opinião do médico cardiologista, cientista e empreendedor alemão Andreas Keck, especialista em tecnologias e inovação em Saúde, que tem presença confirmada na 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, que será realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Para ele, no Brasil, a Saúde Digital também vem crescendo rapidamente, graças a iniciativas como a estratégia nacional de Saúde Digital, que visa integrar o uso da tecnologia na Saúde. O País também se destaca por sua indústria de tecnologia em expansão e um próspero ecossistema de startups, que podem impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novas soluções digitais de Saúde.

“Nos últimos anos, houve um aumento de healthtechs no Brasil, focadas no desenvolvimento de soluções, como Telemedicina, monitoramento remoto e ferramentas de engajamento do paciente. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como garantir o acesso equitativo à tecnologia e melhorar a alfabetização digital entre os profissionais de Saúde”, aponta Keck.

A pandemia de Covid-19 acelerou a adoção de Saúde Digital e Telemedicina. Com isso, espera-se que o mercado dessas tecnologias continue crescendo mesmo após a emergência em saúde pública. Esse cenário, segundo o especialista, modificou como os cuidados de Saúde são prestados, com mais ênfase em consultas remotas, atendimento virtual e ferramentas de automonitoramento.

“Os pacientes também se acostumaram mais ao uso de tecnologias digitais de Saúde, levando a maior demanda por esses serviços”, afirma o médico.

Mais acesso

As novas tecnologias são cruciais para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de Saúde. Keck exemplifica que a Telemedicina tem sido fundamental para levar cuidados de Saúde a áreas carentes e populações remotas. As tecnologias vestíveis e de monitoramento remoto também permitiram a detecção precoce de problemas de Saúde, levando a melhores resultados. Já a inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a área, permitindo diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e melhores resultados para os pacientes.

“No entanto, é importante garantir que essas tecnologias sejam implantadas de maneira ética e equitativa, para evitar o agravamento das disparidades existentes nos cuidados de Saúde” alerta o especialista, ressaltando que isso requer um esforço colaborativo de todas as partes interessadas, incluindo profissionais de Saúde, formuladores de políticas, representantes do setor e pacientes.

Relevância

Keck é consultor de negócios internacionais para grandes organizações voltadas à Saúde e pesquisador de tecnologias digitais inovadoras que estão sendo usadas globalmente. Também é sócio do SYTE (Strategy Institute for Digital Health) – instituição global de Saúde Digital que apoia companhias farmacêuticas, de tecnologia médica e de seguros na definição de estratégias de Saúde Digital.

No Global Summit APM 2023, ele pretende relatar sua experiência global de atuação nas maiores empresas farmacêuticas e de tecnologia médica, bem como com as principais universidades em 26 países, para tornar a Saúde Digital prática em todos os níveis e fazer uso imediato das possibilidades mais recentes.

Estar no evento mais uma vez, para Keck, é muito relevante, pelo Global Summit Telemedicine & Digital Health APM ser importante para o ecossistema de Saúde Digital e por fornecer uma plataforma para compartilhamento de conhecimento, colaboração e networking.

“O GS APM reúne um grupo diversificado de interessados, incluindo profissionais de Saúde, formuladores de políticas, investidores, empresários e pesquisadores. Por meio de palestras, painéis de discussão e workshops, os participantes podem aprender sobre as inovações mais recentes, compartilhar as melhores práticas e formar parcerias para impulsionar o desenvolvimento de soluções digitais de Saúde”, finaliza Keck.

Sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health APM

Maior e mais relevante evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina, com três dias de duração, o Global Summit APM, uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), reúne especialistas internacionais e nacionais para debater as tendências que estão transformando o mundo da Saúde.

A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de Saúde, indústria, academia e governo, entre outros.

Compartilhe